15 dicas para quem está se preparando para o ENEM

14:18


Olá pessoal,

essa semana, aos que ainda não sabem, foi finalmente divulgado o edital do ENEM 2015, inclusive com algumas alterações. Você que pretende fazer o ENEM esse ano, não deixe de lê-lo atentamente e ficar de olho nessas mudanças!

Visto isso, resolvi trazer algumas pequenas dicas para quem está se preparando para o exame e quer melhorar o desempenho:

1. Comece a estudar já! Se possível, inscreva-se num cursinho!


Se você ainda não começou a se preparar para o Exame, chegou a hora. Prepare um bom calendário de estudos e se organize; não há tempo a perder. E se você for daqueles que não consegue estudar em casa, procure um cursinho. Eu acho uma ótima opção, pois os professores de cursinho sempre ensinam métodos úteis de estudo!

2. Procure se informar sobre as notícias do mundo


Uma das coisas mais importantes para fazer um bom Exame, especialmente, no quesito Redação, é estar por dentro das notícias. Tudo, absolutamente tudo, pode acabar caindo na prova. Seja um tema em debate no ano atual ou um fato histórico, portanto, esteja sempre utilizando os diversos meios de comunicação existentes hoje, em prol de melhorar seus conhecimentos. 

3. Estabeleça uma rotina de estudos sem interrupções



E quando digo sem interrupções me refiro a deixar o celular no silencioso (se possível bem longe!), esquecer a internet e avisar aos outros membros da casa para não atrapalharem. Essa estória de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo ou estudar ouvindo música/vendo televisão não funciona. Ou você se dedica a um dos dois, ou acaba não se dedicando inteiramente a nenhum deles.

4. Respeite seu relógio biológico. Estude em seu horário mais ativo


Durma e se alimente bem, no seu horário normal. Faça com que o estudo se adeque aos seus horários, mas sempre se dedicando à eles com afinco. Torne isso uma rotina estudando sempre nos mesmos horários e, busque fazê-lo sempre em seu momento mais disposto do dia. O meu, por exemplo, é à noite/madrugada, logo, eu costumo estudar mais nesse horário, pois estou mais desperta e isso faz o que o estudo renda mais.

5. Se dê pequenos intervalos quando cansado. Aproveite para beber água, se alimentar, etc.


Quando notar que está começando a ficar cansado, dê uma pausa (pequena!). Nesse tempo beba uma água, se alimente, tome um banho relaxante e, então, retorne. Mas nada de passar trinta minutos estudando e três horas relaxando! Ainda mais se for na internet, afinal você quer obter bons resultados no Exame, certo? 

6. Estude em local arejado, iluminado e calmo


Procure sempre um local com boa ventilação, boa iluminação e onde não haja barulho ou interrupções. Esses cuidados vão contribuir para que você se concentre melhor no assunto e mantenha a linha de raciocínio. Lembre-se também que estar confortável é um ponto importante, então estudar na cama só em último caso. Se você, assim como eu, se sente melhor comendo enquanto estuda, também é uma dica interessante (sempre que vou fazer concursos ou estudar levo chocolate. Melhora minha concentração).

7. Conheça o ENEM através de simulados e provas anteriores


Uma dica ótima para entrar no ritmo é fazer vários simulados no decorrer do ano. Assim você vai se acostumar com a rapidez com que tem de responder as questões e não vai estranhar tanto no dia. E para treinar isso, também recomendo fazer as provas anteriores como se estivesse no dia, ajudando a acostumar também.

8. Assista à vídeos com questões comentadas


Procure também, não só resolver as questões das edições passadas do ENEM, mas também assistir a resolução dessas questões. Especialmente aquelas em que você teve mais dúvidas e dificuldade. A parte visual do estudo também é tão importante quanto a memória em si.

9. Discuta as questões e os assuntos com outras pessoas

Outra dica super importante é buscar discutir os temas com outras pessoas, sejam professores, amigos, colegas. Tentar sempre essa interação e novos olhares sobre determinado assunto é muito bom. Muitas vezes, numa mesma questão, um colega tenha conseguido olhar por um ângulo diferente do seu.

10. Durma e se alimente bem na noite anterior ao Exame


Não deixe pra estudar uma noite antes do ENEM. Se for pra estudar próximo à prova (e que estude antes também), seja pouco minutos antes, pra se acalmar, apenas. Na noite anterior, procure se alimentar bem (melhor evitar comidas gordurosas) e dormir bem, também. Assim, seu corpo estará saudável e descansado para as horas que passará no Exame.

11. Não se demore muito tentando resolver uma questão


Tente não demorar muito numa só questão. Se não está conseguindo, passe pra próxima. Você não vai ter tanto tempo pra perder numa questão só, enquanto várias ainda o esperam. E quebrando a cabeça muito tempo, acabará por deixar sua mente cansada antes do que deveria, o que pode prejudicar outras questões.

12. Use a coerência na dúvida entre alternativas


Muitas vezes nós lemos e relemos o enunciado e, então, chegamos à conclusão de que a questão possui duas alternativas que parecem corretas. Acredite, isso é bastante comum aqui. Nesse caso, eu sugiro que você observe as alternativas de forma lógica (sim, não só para exatas). Analise-as e veja qual se tornaria mais coerente naquele contexto. O ENEM trabalha de forma um pouco diferenciada. Não é concreto nos assuntos como o antigo vestibular. No Exame, o que torna uma alternativa certa ou errada é o contexto onde ela está sendo inserida e muitas pessoas perdem questões por não analisarem por mais de um ângulo.

 13. Leia atentamente os textos e enunciados


Vale repetir a recomendação, sim. Procure ler todos os textos e enunciados das questões com muita cautela e, sempre procurando encontrar as respostas pelo contexto. O enunciado diversas vezes virá com muita descrição, o que pode confundir na hora de responder as questões. Então, sempre procure o que for mais coerente, lembrando que não se pode demorar muito.

14. Deixe as mais difíceis pro final


Outro ponto interessante pra não cansar sua mente é deixar pro final as questões/áreas em que você sente mais dificuldade. Isso porque é nelas que, normalmente, nós demoramos e quebramos mais a cabeça pra fazer, assim ficando com a mente desgastada, o que pode nos levar ao erro em outras questões/áreas mais simples. 

15. Comece lendo a proposta de redação e, então, parta para a prova


Essa dica é MUITO útil! No segundo dia de provas, inicie a leitura da proposta de redação antes de qualquer questão objetiva. Isso porque, no geral, a proposta de redação e a prova objetiva de Língua Portuguesa têm temas semelhantes, ou seja, você pode passar toda a resolução da prova de Língua Portuguesa fazendo um paralelo entre ela e a proposta de redação. Quando for, finalmente, escrever a redação você já terá uma base do que colocar. Lembrando sempre que ainda têm as provas de Língua Estrangeira e Matemática!

Fonte das imagens: Google imagens 


E aí, gostaram das dicas? Quero ver todo mundo estudando e se dando bem no ENEM esse ano, viu? Não esquece de deixar um comentário! Um super beijo!

Para me seguir nas redes sociais:

You Might Also Like

16 comentários

  1. Super dicas as suas ein? Essa de esquecer o celular é maravilhosa hahaha
    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou? =D Fico muito feliz!! Mas é verdade. Hoje as pessoas são muito viciadas. Pra estudar precisa de atenção, né?
      Beijo!

      Excluir
  2. Ótimas dicas, Isa. O ENEM é bem astuto, e eu danço legal nele hahahha bem legal o post, algumas coisas eu não sabia :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia! Tudo bonito? Verdade, o ENEM puxa a gente pelo pé, viu. Fico feliz em poder ajudá-la a se dar bem nele! Um abração e seja sempre bem vinda! =D

      Excluir
  3. Ótimas dicas, acredito que não sirva somente para o ENEM, mas para toda exame que requer muito estudo. Muito bom o post. Beijos!
    Blog Menina Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Marcia. Algumas dicas servem tanto para o ENEM, quanto para outros concursos e até mesmo para o estudo da faculdade/escola. Feliz que tenha gostado! Seja sempre bem vinda por aqui, viu? Um beijo!

      Excluir
  4. As dicas servem para qualquer tipo de estudo e não é uma bajulação. haha Foram ótimas dicas e todos deveriam colocar em prática!

    Beijos, Utopia da Jess.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Jess, não só para o Exame, concursos diversos, mas também para o estudo de rotina, né? É bom levarmos pro dia a dia, porque quando formos de fato estudar para um exame como esse, já vai ser bem mais tranquilo. Fico bastante feliz que tenha gostado das dicas! =D Seja sempre bem vinda por aqui e, bem vinda de volta à blogosfera! :D
      Beijos!

      Excluir
  5. Adorei as dicas Isa! Esse ano vou fazer, até porque o último que eu fiz tem 4 anos, então preciso de todas as ajudas possíveis hahaha.

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que ótimo que gostou, Ju! Espero que sejam de grandíssima ajuda nesse 2015, pra ti! =DD Quero ver o resultado depois, viu? <3 Ótimos estudos pra ti!!

      Excluir
  6. Não vou fazer a prova do ENEM, mas várias dicas aqui servem pra organização pessoal mesmo. Achei válidas.

    Beijinhos da Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aurora <3 Verdade, como respondi à Jess lá em cima, se nós nos acostumarmos com essa rotina de estudo no dia a dia, todo concurso/prova/exame se torna mais simples, né? :P

      Beijos!

      Excluir
  7. Ótimas dicas
    é um exame importante, requer disciplina

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ SORTEIO box Nicholas Sparks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Seja sempre muito bem vinda! :D

      Excluir
  8. Amei as dicas!
    Beijos
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Que ótimo que gostou! Espero que possa aproveitar delas. Um beijo!

      Excluir