6 on 6: Abril (Cidade - Natal/RN)

04:02



Olá pessoas lindas,
tudo bom?



Sim, eu atrasei o 6 on 6 em seis dias, eu sei... mas como o tema desse mês era bastante especial, resolvi fazer mesmo assim!

E o tema do mês de Abril é:
Cidade!

Vamos lá? 


Relógio do SESC - Natal Centro

O terreno que abriga a estrutura histórica foi doado ao SESC pelo prefeito Creso Bezerra, tendo seus monumentos revitalizados em 1968.
Em 2001, a entidade modernizou a estrutura interna instalando uma máquina eletrônica de quatro faces com comando à distância.

Curiosidade: Em fevereiro de 2002 foi criado o projeto Terraço do Relógio, convite à boa música com atrações locais e serviço de bar, que visa divulgar a importância histórica do local e incentivar a cultura!



Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

O IHGRN foi fundado em 29 de março de 1902 num momento de grande preocupação com a preservação do patrimônio histórico-documental. De início não havia uma sede própria, funcionando assim, numa sala do Ateneu Norte Rio Grandense (Biblioteca Estadual), no salão da Intendência Municipal e, numa residência onde hoje se encontra a Assembleia Legislativa para, só em 1938, instalar-se no atual prédio ao lado da Igreja Matriz de Natal.
Há 104 anos o Instituto compõe um acervo repleto de obras documentais e artefatos (como a primeira urna eleitoral, um pelourinho e a sentença que condenou Frei Miguelinho à morte, dentre outros), além de uma revista própria. Tudo isso para catalogar e documentar a história da cidade.

Curiosidade: O Instituto é a entidade cultural mais antiga do estado.




Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

A igreja, denominada Igreja Matriz de Natal, é monumento tombado pelo Governo do Estado e localiza-se, atualmente, em frente à praça André de Albuquerque, antiga Rua Grande, em pleno centro cultural. Pertence à Arquidiocese da cidade, sendo motivo de orgulho a todo Estado, uma vez que é uma das poucas igrejas no Brasil a terem sido erguidas no início do século XVII.
Anteriormente, localizava-se no outeiro do sítio onde Jerônimo de Albuquerque Maranhão implantou a cidade, tendo sua capela sido construída em 1599, onde foi celebrada a missa de fundação da cidade. Alguns anos à frente, em 1619, uma nova igreja foi projetada e, então, inaugurada com dimensões superiores.
Ao longo dos séculos, diversos acréscimos ocorreram, como a construção da torre, em 1862, concluído definitivamente o projeto original da igreja.

Curiosidade: A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Apresentação, que é na verdade Nossa Senhora do Rosário. Isso porquê, até onde se sabe, a Santa teria chegado em 21 de novembro de 1753 boiando dentro de um caixote de madeira, passando a ser venerada como Nossa Senhora da Apresentação.




Coluna Capitolina

Ao dia 05 de julho de 1928 o avião Savoia-Marchetti S-64, pilotado pelos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin, alcançou a cidade de Touros/RN após um voo (sem escalas) de 49 horas e 19 minutos, vindo de Roma, Itália. Benito Mussolini, Primeiro Ministro Italiano, em reconhecimento ao acolhimento e carinho do povo de Natal, resolveu doar à cidade a coluna capitolina, uma coluna romana originária do Monte Capitólio. A coluna, além disso, registra a memória desse grande feito aéreo citado anteriormente.
Foi trazida à bordo do navio Lanzeroto Mlocello (que participou do apoio à primeira travessia aérea do Atlântico Sul) ao dia 8 de janeiro de 1931, cuja missa foi rezada por Dom Marcolino Dantas na explanada do cais do porto, à presença das tripulações de todos os aviões e do navio de apoio.

Curiosidade: Foi originalmente inaugurada na explanada do cais do porto, onde quatro anos depois foi derrubada pelo movimento comunista de Natal com a alegação de que se tratava de um monumento erguido por um governo fascista. Após permanecer durante anos em lugar ignorado, foi reerguida na praça João Tibúrcio e depois na Praça Carlos Gomes. Ao final, foi transferida para o largo do Instituto Histórico e Geográfico do RN, onde encontra-se atualmente.




Cidade do Natal

Em dezembro de 1597, uma frota comandada por Jerônimo de Albuquerque desembarcou no Rio Potengi com o intuito de fundar uma nova cidade e construir um forte para proteger os colonos portugueses das incursões dos piratas franceses que tentavam negociar com os potiguares (índios nativos). À mesma época chegava à terra um grupo chefiado por Manuel Mascarenhas Homem (governante de Pernambuco) onde, mais à frente, em 6 de janeiro de 1598 começa a construir a Fortaleza dos Reis Magos (nome escolhido por ter sido iniciada no dia de Reis).
Em 25 de dezembro de 1599, há pouco mais de 2km de distância, foi fundada uma vila, inicialmente chamada de Cidade dos Reis e, posteriormente, Cidade de Natal (devido à data).

Curiosidade: Visto que possui localização privilegiada, uma vez que é o ponto mais próximo das Américas à Europa, Natal serviu de base militar para os soldados Norte-Americanos durante a Segunda Guerra Mundial.





Sombras que Assombram: o expressionismo no cinema Alemão

E pra fechar: Esse foi um evento de cinema que ocorreu aqui na cidade (e se estende por mais cinco cidades do estado nesses meses de Abril e Maio) e foi organizado pelo SESC/RN, onde tive a enorme oportunidade de assistir novamente Nosferatu e Metrópolis e, conhecer os incríveis Fausto e O Homem que Ri. Os outros filmes participantes eram: O gabinete do Dr. Caligari, As mãos de Orlac, O Golem, O gabinete das figuras de cera e A última gargalhada. No geral, eram filmes fantasiosos, como característica à época mas, este último, é mais forte, real e cru. Recomendo bastante à todos aqueles que gostam, que assistam a esses filmes!

 Links dos outros blogs participantes:




Sim, este post foi super longo e demorei bastante para escrever dessa vez, mas valeu muito a pena, pois Natal tem bastante história a contar!  Espero que tenham gostado de conhecer um pouco!  Deixem aí nos comentários o que acharam!


Para me seguir nas redes sociais:











You Might Also Like

10 comentários

  1. Adorei as fotos, muito bonitas

    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    https://www.youtube.com/watch?v=nEzNDpRb7kg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Tudo bom? Fico feliz que tenha gostado das fotos! Seja sempre bem vinda por aqui, viu? Beijão!

      Excluir
  2. Um dia ainda vou visitar Natal haha
    fotos lindas
    ruasazuis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha por aqui sim! Essa cidade linda estará de portas abertas sempre! Beijão!

      Excluir
  3. Que fotos lindaaaas ♥ pena que algumas não estão aparecendo :( amei teu blog, minha querida. Estarei sempre por aqui. Um beijo! ♥ 48janeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, tudo bom? ♥ Acabei de atualizar as fotos e ficaram todas aparecendo direitinho! Fico super feliz que tenha gostado das fotos e do blog, também. <3 Muito obrigada pela presença, viu? Um beijão!

      Excluir
  4. que lindo o relógio! estou amando ele aqui hahahah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo, né? Sempre que eu passava por lá, ficava me perguntando de onde vinha! hehehe

      Excluir
  5. Ai que legal, super interessante. Adorei o post e as fotos. Bjão

    http://capricheinlife.blogspot.com.br/

    Seguindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Fico feliz que tenha gostado! Seja sempre bem vinda por aqui, viu? Um beijão!
      Também estou seguindo!

      Excluir